-
Arquitetos: Al Borde, David Guambo, UTI - Universidad Tecnológica Indoamérica
- Ano: 2016
-
Fotografias:JAG Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A problemática que desencadeia a obra vem de encontro com o hobby de seu autor: me confrontei com a música, e seu volume me permitiria fazer meus deveres durante as noites, mas não percebia que isso prejudicava meus vizinhos.
A obra corresponde a um pequeno habitáculo para fazer os deveres e escutar música sem incomodar a seus vizinhos*. Um espaço de introspecção que se insere na inclinação do terreno, deixando em sua base inferior um espaço de reunião e descanso para os vizinhos, que podem se proteger na sombra.
A obra recupera sistemas construtivos tradicionais os quais com o passar do tempo foram renegados por seus próprios habitantes: caçoavam de mim por estar construindo com um sistema tradicional e, por não valorizarmos aquilo que temos, eles preferem fazer coisas muito distantes, pensando que vão economizar dinheiro. A construção desta pequena caixa de ruídos habitável consegue transportar a uma linguagem contemporânea, o trabalho vernacular perdido em Sucre.
Kusy Kawsay significa Vida Apaixonada, está escrito em Kichwa - língua tradicional dos povos indígenas nos andes.
*Trecho da conversa com o estudante David Guambo.